Atividade abordou a nova diretriz, relacionada às questões sobre assédio,  incorporada a Comissão

Os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) participaram de uma capacitação sobre assédio. O treinamento foi quanto a nova diretriz, relacionada às questões de assédio, incorporada à Comissão.

“A Lei nº 14.457 instituiu o Programa Emprega + Mulheres, tendo como principal objetivo a inserção e a manutenção de trabalhadoras no mercado de trabalho. A legislação altera o artigo 163 da CLT, estabelecendo uma nova denominação da Cipa, passando de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA+A)”, explicou o presidente da Cipa do HEI, Wender de Paula Custódio.

De acordo com Wender, a capacitação foi desenvolvida especificamente para a CIPA, contendo regras padrão de conduta a respeito do assédio sexual e de outras formas de violência que poderão ser incluídas pela unidade. “Tivemos uma boa explicação sobre o Fluxograma padrão, como a definição dos procedimentos para divulgação, incentivar os colaboradores a denunciar, orientação acerca dos canais de denúncia, entendimento de como será o recebimento, investigação e acompanhamento de denúncias de possíveis fatos de assédio no ambiente de trabalho”, afirmou.

O presidente da Cipa do HEI destaca que falar sobre assédio sexual nas empresas é o primeiro passo para criar um ambiente de trabalho seguro, sem que haja o risco de acontecer casos de assédio entre os colaboradores e colaboradoras. “A CIPA pode ser uma importante aliada nesse processo, atuando de forma preventiva e eficiente no combate ao assédio sexual e outras formas de violência no ambiente de trabalho”, concluiu Wender.

Fonte: Diário da Manhã