Objetivo foi capacitar os coordenadores para que promovam o respeito dos direitos elencados na Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde

Os coordenadores do Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) participaram de uma roda de conversa com o tema: Uma Reflexão sobre os Direitos dos Usuários da Saúde. A atividade abordou sobre atendimento humanizado; atendimento adequado e ágil; direito às informações sobre estado de saúde; direito a acompanhante; direito a visita e assistência religiosa.

De acordo com a ouvidora da unidade, Kelle Machado, o objetivo da roda de conversa foi capacitar os coordenadores para que promovam o respeito dos direitos elencados na Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde e assegurem seu reconhecimento efetivo e sua aplicação para uma assistência de melhor qualidade e para um Sistema Único de Saúde (SUS) mais humanizado.

“A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em sua 198ª Reunião Ordinária, realizada no dia 17 de junho de 2009. O documento, que tem como base seis princípios básicos de cidadania, é uma importante ferramenta para que o cidadão conheça seus direitos e deveres no momento de procurar atendimento de saúde, tanto público como privado”, explicou.

Kelle destaca que durante a atividade foi realizada uma troca de experiência entre os coordenadores sobre o que já é operacionalizado no HEI.

Fonte: Diário da Manhã