Atividade foi direcionada à equipe multiprofissional teve o objetivo de levar informações coerentes e de acordo com a legislação

O Hospital Estadual de Itumbiara realizou uma roda de conversa com os profissionais da equipe multiprofissional da unidade de saúde sobre os direitos das pessoas que vivem com HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Segundo o coordenador do Serviço de Atendimento Especial (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento(CTA), Mauri Gonçalves Junior, é sempre importante dialogar com os profissionais de saúde que prestam assistência às pessoas que vivem com HIV, como forma de levar informações coerentes e de acordo com nossa legislação.

“O preconceito sobre o HIV ainda é uma realidade em nossa sociedade, assim acreditamos que esses momentos de capacitação sobre o assunto, são de grande importância para se desmistificar o preconceito e assim propor cada vez mais uma assistência pautada na humanização e nos direitos das pessoas que vivem com HIV”, afirmou.

A assistente social Karoline Silva Paiva destaca que o treinamento trouxe informações sobre o diagnóstico de HIV, assim como a importância de uma abordagem humanizada durante o processo de diagnóstico e tratamento.

De acordo com a profissional, durante o treinamento, Mauri Gonçalves citou Guimarães Rosa ao dizer que “Viver é um rasgar-se e remendar-se”. “E nós profissionais podemos e devemos, a partir de nosso atendimento, auxiliar os pacientes a visualizar que é possível ter uma vida com qualidade pós diagnóstico”, concluiu.

Fonte: Diário da Manhã