Comissão tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho
O Hospital Estadual de Itumbiara – São Marcos (HEI) realizou nos dias 13 e 14 de fevereiro um treinamento para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da unidade de saúde. A atividade foi conduzida pela engenheira de segurança do trabalho Juliana Fischer Laurindo.
A capacitação apresentou os conceitos e práticas que possibilitem aos participantes da CIPA observar e relatar condições de riscos nos ambientes de trabalho; solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizá-los; discutir os acidentes ocorridos e solicitar medidas que previnam acidentes semelhantes e orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.
De acordo com Juliana, a CIPA já existe em muitos países desde 1921, contudo somente em 1944 é que foi legalmente implantada no Brasil. Nessa época a Organização Internacional do Trabalho (OIT), recomendava a todos os países-membros, que organizassem Comissões de Segurança, e as fábricas com mais de 25 empregados, formassem essas Comissões. “Alguns países antecederam o Brasil nesse particular, como simples decorrência de seu maior desenvolvimento econômico e de seu grau de industrialização, não só mais elevado como também mais antigo com os países Europeus”, explicou.
A engenheira ressalta que a CIPA foi sofrendo alterações por anos com objetivos de atender às necessidades resultantes do nosso desenvolvimento industrial e, também, à crescente proteção do trabalhador, inserida na legislação trabalhista.
“Em 08 de junho de 1978, o Ministério do Trabalho expediu a Portaria 3.214 compostas de 28 normas Regulamentadoras, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho e dentre ela está a NR 05 que glosa especificamente sobre a organização e funcionamento da ‘Comissão Interna de Prevenção de Acidentes E assédio’, e dentre as NR’s, a de número 5 e a PORTARIA/MTP Nº 422, DE 7 DE OUTUBRO DE 2021, referem-se a esta Comissão”, afirmou.
Juliana destacou que o treinamento obteve um aproveitamento extremamente satisfatório com a participação ativa dos membros presentes.
Fonte: Diário da Manhã