Profissional do Hospital Estadual de Itumbiara recebe a vacina trivalente contra influenza

Nova versão da vacina aplicada aos profissionais da unidade do Governo de Goiás na região sul é trivalente, composta pelo vírus H1N1, H3N2 e cepa B

O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) iniciou, na quarta-feira (6/4), mais uma campanha de vacinação contra a influenza entre seus colaboradores. A imunização ocorre nos períodos matutino, vespertino e noturno, e tem como objetivo imunizar 100% dos colaboradores da unidade do Governo de Goiás na região sul do Estado.

Segundo a diretora-geral do HEI, Danielly Aparecida, as vacinas foram cedidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Itumbiara, totalizando cerca de 300 doses. Para ter acesso à imunização, que ocorre no pátio da unidade, o colaborador precisa apresentar um documento de identificação e o cartão de vacina, caso disponha dele.

A gestora ressalta que o objetivo da imunização é garantir a saúde dos colaboradores e a segurança dos pacientes. “A imunização anual reduz complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da influenza. A vacina salva vidas. Temos que fortalecer a campanha e a mentalidade de vacinação”, afirma.

Para a enfermeira do trabalho Patrícia Oliveira dos Santos, a vacinação na unidade garante que os profissionais terão acesso ao imunizante. “Trazemos as doses que protegem para mais perto dos nossos colaboradores, pois não é só a vacina, é o nosso cuidado com cada trabalhador do HEI”, ressalta.

Produzida pelo Instituto Butantan, a nova versão da vacina da influenza é trivalente, composta pelos vírus H1N1, H3N2 (Darwin) e a cepa B. O imunizante é anualmente atualizado para que a dose seja efetiva contra as novas variantes identificadas pela Organização Mundial da Saúde.

Julianna Adornelas (texto e foto)/IBGC