Nicole Miranda (e), de 6 anos, e Jaqueliny Souza, 12, assistem a Os Smurfs, na brinquedoteca do HEI

Crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Estadual de Itumbiara assistiram ao filme Os Smurfs, na brinquedoteca da unidade de saúde, com direito a lanche especial

Para tornar a rotina hospitalar menos estressante para as crianças internadas, a equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) realizou uma Sessão Pipoca para as pacientes Jaqueliny Silva Souza, 12 anos, e Nicole Barbosa Miranda, 6. O momento de descontração ocorreu na brinquedoteca da unidade do Governo de Goiás, com direito a lanche especial e exibição do filme Os Smurfs.

A ação foi realizada, em parceria com a médica intensivista pediátrica Priscila Borges d’Avila, pela enfermeira Bárbara Peixoto Dantas, para quem o objetivo da Sessão Pipoca foi oferecer às crianças internadas um instante de recreação, pois o ambiente da UTI, mesmo que humanizada, ainda é um local fechado, com muitos aparelhos e sem entretenimento.

“Nós estamos aqui não só para tratar o quadro clínico do paciente, mas também para ter um olhar atento para ele e, assim desconstruir a imagem de que o hospital é um lugar ruim, como a maioria das crianças enxergam”, disse.

De acordo com Bárbara, as atividades de entretenimento impactam de forma positiva no olhar do paciente para o seu período de internação. “Foi uma maneira de proporcionar distração e interação às crianças e acompanhantes. Por algumas horas, elas puderam tirar o foco da doença e se distraírem”, afirmou.

Julianna Adornelas (texo e foto)/Instituto Gennêsis

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde